O Paraguai fará, na próxima sexta-feira (7), a primeira simulação de desligamento dos canais analógicos de televisão, que serão substituídos pela transmissão digital. Das 17h às 23h, os sinais analógicos ficarão fora do ar em Assunção e municípios da região metropolitana, como forma de acelerar a adesão dos espectadores à nova tecnologia.
Leia também:
Paraguai quer exportar ônibus elétricos para o Brasil
De acordo com a Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel), que acatou o pedido da Câmara de Teledifusores do Paraguai (Catelpar) para que o encerramento total na capital ocorra apenas no final de 2024, o simulacro de “apagão” será feito na primeira sexta-feira de cada mês, em padrão a ser seguido nas demais áreas do território paraguaio.
Em Ciudad del Este e municípios vizinhos, o sinal local das redes Telefuturo, La Tele e NPY (antiga Red Guaraní) já possui a opção digital, que pode ser captada, com antena comum, em grande parte de Foz do Iguaçu. A estatal Paraguay TV também já transmite em alta definição. Os demais canais ainda estão em processo de adaptação.
A transição em todo o Paraguai deverá estender-se até 2026. O padrão de sinal digital dos canais do país é compatível com os aparelhos de televisão comercializados nos demais lados da fronteira, uma vez que o país decidiu pela adoção do sistema ISDB-T/SBTVD, o mesmo do Brasil e da Argentina.
Para quem ainda possui aparelhos antigos, incapazes de sintonizar a TV digital, a solução é adquirir um decodificador, vendido nas principais cidades do Paraguai por cerca de G$ 100 mil (R$ 67). Em Foz do Iguaçu, o sinal analógico dos canais brasileiros foi desligado em dezembro de 2018.
Comentários estão fechados.