Travessia de balsa entre Argentina e Paraguai é retomada

Serviço entre Puerto Iguazú e Presidente Franco ficou suspenso por cerca de três semanas, devido à cheia dos rios fronteiriços.

Foi retomado, na tarde dessa quinta-feira (16), o serviço de travessia de balsa entre Puerto Iguazú, na margem argentina do Rio Iguaçu, e Presidente Franco, na margem paraguaia do Rio Paraná.

Leia também:
Porto na margem argentina do Rio Iguaçu é reaberto após cheia
Argentina avalia danos à passarela das Cataratas do Iguaçu

A balsa estava suspensa desde o final de outubro, quando a cheia nos rios fronteiriços obrigou à evacuação dos portos nos dois lados da fronteira. Além disso, foi necessário esperar o recuo do Rio Iguaçu para avaliar os danos à estrutura no porto argentino e reinstalar os serviços de controle migratório e de mercadorias.

Já desde a manhã desta sexta-feira (17), o funcionamento da balsa voltou a ser das 8h às 17h, de segunda a sábado. Aos domingos, a travessia fluvial não é realizada.

O ponto de partida na Argentina é o porto fluvial de Puerto Iguazú, na baixada em direção ao Rio Iguaçu, entre a Costanera Eduardo Arrabal e a Avenida Victoria Aguirre. No Paraguai, o porto utilizado é o Tres Fronteras, em Presidente Franco, localizado no ponto de encontro entre os rios Paraná e Iguaçu.

A travessia de balsa é procurada, principalmente, por pequenos comerciantes que transportam mercadorias em vans e furgonetas. Atualmente, o maior fluxo de produtos é no sentido Paraguai, tendo em vista as distorções causadas pelas múltiplas cotações do peso argentino no mercado oficial e na região de fronteira.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.