Transporte público de Ciudad del Este pode ganhar 20 ônibus elétricos

Prefeito Miguel Prieto entregou mensagem aos vereadores locais, detalhando o plano de compra dos veículos.

Prefeito Miguel Prieto entregou mensagem aos vereadores locais, detalhando o plano de compra dos veículos.

O prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto, entregou à Junta (Câmara) Municipal, na sessão dessa quarta-feira (20), a mensagem referente ao projeto que prevê a compra de 20 ônibus elétricos para a frota do transporte público da capital do Alto Paraná, que se tornaria a primeira cidade da fronteira a contar com esse tipo de veículo.

De acordo com Prieto, os planos de aquisição fazem parte da política de “Mudança da Matriz Energética e Respeito ao Meio Ambiente”, com incentivos à modernização da infraestrutura local e à troca de veículos poluentes por modelos com baixa emissão de gases do efeito estufa, em setores como o transporte coletivo.

“Nos adiantamos ao governo nacional e a outros municípios, fazendo a entrega na sessão da Junta Municipal, para análise e estudo, do projeto de aquisição de 20 ônibus elétricos”, confirmou o prefeito, apontando que já há três empresas interessadas (uma delas, do Brasil) em participar da licitação, que será aberta tão logo os vereadores autorizem.

Para ilustrar o tipo de ônibus elétrico que Ciudad del Este pretende utilizar, Miguel Prieto publicou, em seu perfil pessoal na rede social Facebook, a fotografia de um coletivo da cidade de São Paulo, produzido pela chinesa Higer Bus.

Atualmente, a frota local é composta por um mix de veículos seminovos e outros bastante antigos, gerando constantes questionamentos da população em relação às condições de segurança e ao estado de conservação das unidades. Outra queixa frequente é quanto ao descumprimento de horários, principalmente à noite e aos fins de semana.

Se confirmada a compra, Ciudad del Este será o primeiro município da região de fronteira a contar com ônibus elétricos no transporte público. Em Foz do Iguaçu, existem coletivos elétricos ou híbridos em circulação, mas apenas para itinerários internos em locais como o Parque Nacional do Iguaçu e a usina de Itaipu.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. Greve no transporte coletivo prejudica passageiros em Ciudad del Este

    […] Leia também:Transporte coletivo de Ciudad del Este pode ganhar 20 ônibus elétricos […]

Comentários estão fechados.