Ação acontece nesta segunda-feira (27), com foco na remoção do lixo jogado às margens da rodovia.
Trabalhadores do Parque Nacional Iguazú Argentina estão participando, desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (27), de uma ação de limpeza e coleta de lixo às margens da rodovia que dá acesso à unidade de conservação. Em ocasiões anteriores, o total recolhido chegou a cerca de três toneladas.
De acordo com o diretor do parque, Atilio Guzmán, o mutirão está concentrado no trecho com maior passagem de veículos ao longo da RN-101, que vai do início da área protegida (incluindo o ramal de acesso ao Centro de Recepção de Visitantes) à bifurcação para o Aeroporto Internacional de Puerto Iguazú.
Apesar de tratar-se de uma área de conservação, é rotineiro encontrar no local materiais como embalagens plásticas, garrafas descartáveis e itens que são despejados, muitas vezes, de maneira intencional por viajantes que trafegam pela estrada.
Além de funcionários do parque, guardas-florestais, guias de turismo e voluntários participam da ação. Agentes de trânsito auxiliam no patrulhamento, mas o pedido aos motoristas é para que redobrem a atenção quanto à circulação de pessoas na pista.
No lado brasileiro, trabalhos similares foram feitos no início do mês, em alusão ao Dia do Meio Ambiente. A superstição cultivada por muitos turistas ao longo do tempo, de atirar moedas nas Cataratas do Iguaçu, é reprovada pelas autoridades dos parques nacionais que protegem a paisagem no Brasil e na Argentina.
Comentários estão fechados.