Tentativa de desalojamento termina em confronto no Paraguai

Polícia Nacional tentou retirar famílias que vivem no assentamento Belén, em Ciudad del Este; moradores resistiram ao procedimento.

Apoie! Siga-nos no Google News

Moradores do assentamento Belén, em Ciudad del Este, frustraram, na manhã desta terça-feira (27), uma tentativa de desalojamento de parte da área, surgida de uma ocupação popular na década de 1990. Houve confronto entre agentes da Polícia Nacional do Paraguai e populares, que queimaram pneus e formaram barricadas.

Leia também:
Universidade no Paraguai é evacuada após ameaça de bomba

De acordo com os jornais ABC Color e Última Hora, após moradores lançarem pedras contra a comitiva policial (que reagiu efetuando disparos de balas de borracha e lançando bombas de efeito moral), o comando da tropa decidiu suspender o procedimento de reintegração de posse do imóvel, que é alvo de litígio judicial.

O assentamento Belén fica na área da chamada Finca 66, terreno que, no entender dos ocupantes, seria de propriedade integral do município de Ciudad del Este. No Judiciário, porém, particulares argumentam que frações do terreno foram legalmente adquiridas por terceiros, gerando o impasse que se arrasta há décadas.

A região é alvo de forte especulação imobiliária, tendo em vista a localização bastante valorizada no perímetro urbano de Ciudad del Este, nas imediações do km 4,5 da Rodovia PY02. Segundo o canal ABC TV, apesar da intensidade do confronto, há registro apenas de feridos leves, que não precisaram de atendimento especializado.

Reportagem do canal ABC TV, veiculada na manhã desta terça-feira (27).

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.