O alerta emitido pela Defesa Civil Nacional estava correto, e Foz do Iguaçu e região de fronteira registraram, nas últimas horas, uma forte chuva acompanhada por ventos e queda de granizo. O pico do fenômeno ocorreu entre as 4h e as 7h, trazendo dificuldades a quem precisou sair de casa nas primeiras horas do dia.
De acordo com dados do Simepar, serviço de meteorologia do Paraná, até as 8h desta quinta-feira (6), a Estação Foz do Iguaçu tinha acumulado precipitações de 49.4 milímetros por metro quadrado, volume considerável para um único dia.
As rajadas de vento chegaram a 29km/h, mas podem ter sido mais fortes em outras áreas do município. No lado paraguaio da fronteira, por exemplo, a Direção Nacional de Meteorologia mediu ventos de até 94km/h, conforme dados repassados à imprensa local pelo gerente Carlos Santacruz.
Na província argentina de Misiones, por sua vez, uma criança de 6 anos morreu ao ser atingida enquanto dormia, por volta das 5h, pela queda de um muro de contenção em Garupá, a 290 quilômetros da Ponte Tancredo Neves. Em cidades próximas ao local da tragédia, as rajadas de vento ultrapassaram os 100km/h.
Granizo
Em Foz do Iguaçu, foram pelo menos dois episódios de granizo, concentrados entre as 4h e as 4h30. Já os ventos mais fortes foram sentidos entre 6h e 7h, provocando a queda de galhos em vários pontos do perímetro urbano.
Houve alagamentos em pontos como a Avenida JK, região da Vila Portes. O trânsito em vias como a Avenida Paraná também ficou lento no início da manhã. No momento da publicação desta notícia, ainda não havia um balanço com o número de ocorrências resultantes do mau tempo na Terra das Cataratas.
Atualização: segundo a Defesa Civil, 10 ocorrências foram reportadas até o final da manhã, incluindo cinco destelhamentos de casas, a queda de uma árvore sobre uma residência e o desligamento da rede de energia em parte do Jardim Central.
Para o resto do dia, a previsão é de tempo chuvoso, com máxima de 23°C. A sexta-feira (7) e o sábado (8) devem ter tempo firme, com temperaturas entre 13°C e 25°C. Conforme o boletim do Simepar, a chuva pode voltar no domingo (9) e permanecer até terça-feira (11), mas em volumes menores que os vistos nas últimas horas.
[…] Tempestade provoca transtornos em Foz do Iguaçu e fronteira […]