Noite de Superlua terá telescópio à beira do lago de Itaipu

Observatório Astronômico Móvel estará na Costanera de Hernandarias, na quarta-feira (30), para observação gratuita do fenômeno.

A Superlua da próxima quarta-feira (30) poderá ser observada de forma especial, com um telescópio, à beira do lago de Itaipu. A atividade, que contará com a participação do Observatório Astronômico Móvel Professor Blas Servín, do Paraguai, acontecerá na Costanera de Hernandarias, município vizinho a Ciudad del Este e Foz do Iguaçu.

Veja também:
Superlua de julho em Foz do Iguaçu: fotos do espetáculo

O telescópio, do tipo Celestron CPC 1100, estará disponível no horário das 17h às 21h30 (hora paraguaia), com acesso gratuito aos interessados e orientação da equipe do observatório. Para entrar no espaço da Costanera, é preciso apresentar documento de identidade com foto. Menores de idade precisam do acompanhamento de responsáveis.

Cartaz de divulgação do evento
Cartaz de divulgação do evento

A segunda Superlua do mês de agosto ocorrerá devido à coincidência entre a fase da Lua (cheia) e o perigeu, posição orbital na qual o satélite está mais próximo da Terra. Com isso, a percepção de brilho e tamanho poderá ficar quase 10% maior, em especial, nos instantes em que a Lua ainda está baixa no horizonte.

Para chegar à Costanera de Hernandarias, tendo a Ponte da Amizade como referência, basta seguir pela Rodovia Internacional PY02 até o km 4, virando à direita em direção a Hernandarias e pegando a Supercarretera de Itaipu (atual Rodovia PY07). A localização exata pode ser vista no mapa abaixo:

Localização no serviço Google Mapas

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. Filipe Diniz Diz

    Belíssima atitude. Disponibilizar um equipamento tão fantástico quanto esse para o público certamente irá aumentar o interesse de todos pela astronomia. Parabéns.

Comentários estão fechados.