Sobrevoo de avião militar brasileiro chama atenção no Paraguai

Embraer IU-50, da Força Aérea Brasileira, voou em círculos sobre Assunção e municípios vizinhos nessa terça-feira (27).

Apoie! Siga-nos no Google News

Embraer IU-50, da Força Aérea Brasileira, voou em círculos sobre Assunção e municípios vizinhos nessa terça-feira (27).

Moradores de Assunção e das cidades metropolitanas de Luque, Mariano Roque Alonso e San Lorenzo, no Paraguai, estranharam, nessa terça-feira (27), o voo em círculos de uma aeronave militar brasileira nas imediações do Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi. O trajeto ficou gravado em sistemas de monitoramento on-line, como o site Flightradar24.

Por cerca de 30 minutos, o avião do tipo Embraer IU-50, registro FAB 3604, permaneceu dando voltas sobre a capital paraguaia e arredores, o que gerou temores de que estivesse preparando-se para um pouso de emergência. A suposição, entretanto, foi desmentida pela Direção Nacional de Aeronáutica Civil (Dinac).

Plataforma Flightradar24 registrou o trajeto da aeronave

Em entrevista ao jornal Última Hora, Douglas Cubilla, titular da instituição responsável pelo controle do tráfego aéreo no Paraguai, esclareceu que a aeronave pertencente à Força Aérea Brasileira (FAB) está no país para um trabalho de aferição dos instrumentos de navegação do aeroporto que atende à capital paraguaia.

Segundo Cubilla, existe um convênio de cooperação entre Paraguai e Brasil, no qual ações similares à de ontem acontecem em média duas vezes por ano. Em consulta ao site da FAB, o H2FOZ constatou, justamente, que a aeronave com o registro FAB 3604 faz parte do Grupo Especial de Inspeção em Voo, com sede no Rio de Janeiro.

Em 2020, moradores de Foz do Iguaçu também levaram um susto quando um avião do mesmo grupo sobrevoou a cidade

Em julho de 2020, uma situação similar foi verificada em Foz do Iguaçu, com o sobrevoo, durante várias horas, de um avião do mesmo grupo especial. O objetivo, na ocasião, era calibrar o sistema de navegação por instrumentos do aeroporto internacional da Terra das Cataratas.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.