Se você está programando uma ida ao lado paraguaio da fronteira, atenção para esta informação: as prefeituras de Ciudad del Este, Presidente Franco, Hernandarias e Minga Guazú decretaram recesso municipal para os setores públicos e privados, na sexta-feira (12), em razão dos festejos pelos 212 anos de independência do Paraguai.
Leia também:
Lista de feriados em 2023 no Brasil, no Paraguai e na Argentina
Tal como em anos anteriores, a tendência é de que a maior parte do comércio nos arredores da Ponte Internacional da Amizade não abra as portas na sexta, voltando ao expediente normal no sábado (13). A recomendação do H2FOZ ao leitor é para que verifique, nas páginas das lojas nas redes sociais, o funcionamento de cada local.
A independência do Paraguai é oficialmente celebrada nos dias 14 e 15 de maio. Entretanto, quando 14 de maio cai no sábado ou no domingo, a tradição nas principais cidades do país é antecipar o desfile cívico-militar para a sexta-feira, de forma a possibilitar a participação de todas as instituições educativas.
Em Ciudad del Este, a programação terá início às 7h, na Avenida Bernardino Caballero, em frente à sede do Governo do Alto Paraná, com um ato protocolar em homenagem aos heróis da independência. A partir das 8h, haverá desfile com a participação de mais de 35 entidades, além de feira gastronômica na praça em frente à Biblioteca Municipal.
Em Presidente Franco, o desfile será às 7h, na Avenida Bernardino Caballero, próximo ao cruzamento com a Avenida Monday. Em Hernandarias, as celebrações começarão às 7h30, na Avenida Juan Bautista Flores. Em Minga Guazú, haverá desfiles na sexta, no km 16 Acaray, e no sábado, no km 30, também a partir das 7h (nota: todos os horários informados estão no fuso oficial do Paraguai, -4 GMT).
Embora reconhecida apenas anos mais tarde, a independência do Paraguai tem como marco zero os dias 14 e 15 de maio de 1811, quando líderes locais derrubaram o governo colonial espanhol e iniciaram gestão autônoma. A história do movimento é contada em museus como a Casa da Independência, localizada no centro histórico de Assunção.
Comentários estão fechados.