A usina de Itaipu habilitou ao público, na última quinta-feira (20), um novo atrativo turístico no Paraguai, focado na preservação do meio ambiente e na valorização da biodiversidade fronteiriça. Localizado no interior da Reserva Natural Tatí Yupí, em Hernandarias, o Sendero Los Hongos faz uma ode aos fungos presentes nas matas da região.
Leia também:
Conheça o Museu Histórico Tacurú Pucú, de Hernandarias
O passeio guiado pela trilha, que tem 400 metros e classificação de baixa dificuldade, estará disponível todas as terças, quartas e quintas, com horários às 08h30, 10h, 11h, 13h30, 14h e 14h30 (hora paraguaia). O acesso é gratuito, com reservas pelos telefones 061 599-8040 e 061 599-8094, ou pelo e-mail cturistico@itaipu.gov.py.
O recorrido inaugural foi feito pelo diretor paraguaio de Coordenação, Gustavo Ovelar, e pela ministra do Turismo do Paraguai, Sofía Montiel, que ressaltou a colaboração da binacional para a preservação do meio ambiente e para a diversificação da oferta turística da região de Ciudad del Este.
“Estamos mais do que convencidos de que o futuro turístico do Paraguai está baseado em dois eixos fundamentais: natureza e cultura. Agradecemos à binacional por continuar impulsionando a valorização disso que, muitas vezes, é intangível, mas que contribui para a conservação do nosso planeta”, afirmou Montiel, citada pela assessoria de Itaipu.
O Sendero Los Hongos homenageia um dos pesquisadores mais conhecidos do Paraguai, Miguel Ángel Gullón, que trabalhou na área ambiental de Itaipu e hoje está aposentado. Gullón é autor de inúmeros estudos sobre os fungos e sua importância para a preservação do ecossistema.
Localização da Reserva Natural Tatí Yupí, em Hernandarias
Comentários estão fechados.