A terça-feira será de muito romantismo em Ciudad del Este, Puerto Iguazú e cidades paraguaias e argentinas da fronteira, com a celebração do Dia de São Valentim, recordado a cada 14 de fevereiro. A data é uma das mais importantes do ano para o comércio e setores como a gastronomia, com previsão de casa cheia nos restaurantes.
Leia também:
Dias dos Pais, das Mães e das Crianças têm datas diferentes no Paraguai e na Argentina
A origem da celebração é incerta, remetendo a festivais romanos da fertilidade, que ocorriam na transição entre o inverno e a primavera no Hemisfério Norte. A associação a São Valentim, bispo cristão que viveu no século 3.º, popularizou-se na Europa durante a Idade Média, sendo trazida à América por espanhóis, ingleses e franceses.
No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado, desde 1949, em 12 de junho, véspera de Santo Antônio, o “santo casamenteiro”. O criador da efeméride foi o publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo João Doria Junior. O objetivo era alavancar as vendas em junho, mês considerado fraco para o comércio.
Em Puerto Iguazú e Ciudad del Este, são inúmeros os restaurantes que promoverão jantares de São Valentim, com decoração temática e menu especial. Apesar dos preços acima da média na comparação com o cardápio comum, a procura costuma ser grande, motivo pelo qual é importante garantir reserva.
Outros setores que faturam alto com a data são as floriculturas, com o envio de buquês e unidades de rosas, e as confeitarias e lojas de chocolates, cujos kits, em muitos locais, já estão esgotados. No último fim de semana, Ciudad del Este recebeu uma feira de artesanato, com os itens de São Valentim figurando entre os mais vendidos.
Comentários estão fechados.