Em breve, uma das imagens que mais chama atenção de quem passa pelas ruas da área central de Ciudad del Este, o emaranhado de fios nos postes, será cena do passado. Já estão em andamento os trabalhos para a instalação de fiação subterrânea nas quadras próximas à Ponte Internacional da Amizade, no entorno da Avenida Adrián Jara.
Leia também:
Aniversário de Ciudad del Este terá shows, corrida de rua e festival
No último sábado (28), diretores da Administração Nacional de Eletricidade (Ande) estiveram na capital do Alto Paraná para acompanhar o estágio da obra, que prevê investimento de G$ 25 bilhões (R$ 17,2 milhões) para enterrar os cabos nas principais quadras do lado esquerdo de quem chega a Ciudad del Este via Ponte da Amizade.
A área sob intervenção engloba o trecho das avenidas Adrián Jara e Monseñor Rodríguez, entre a rotatória da Monalisa (Avenida Carlos Antonio López) e a aduana de Ciudad del Este (Avenida Luis María Argaña), além das ruas transversais.
O local em questão concentra alguns dos endereços mais procurados pelos turistas que cruzam a fronteira para fazer compras, como as galerias Jebai Center, Lai Lai Center, Shopping Vendôme e Shopping Internacional, bem como lojas reconhecidas internacionalmente, como Monalisa e Cellshop Importados Paraguay.
Devido à complexidade da execução, a obra será entregue em diferentes etapas, distribuídas ao longo de 2023. Além da parte estética, a remoção da fiação aérea agregará maior estabilidade ao sistema, diminuindo os “picos” provocados por situações como ventos fortes e temporais.
[…] Leia também:Ruas da área central de Ciudad del Este terão fiação subterrânea […]