A diocese da Igreja Católica em Puerto Iguazú, em parceria com instituições como a Prefeitura Naval Argentina, Polícia de Misiones, prefeitura de Puerto Iguazú e concessionária Iguazú Jungle, promoverá, na tarde desta quarta-feira (10), uma procissão náutica entre as Cataratas do Iguaçu e o porto fluvial de Puerto Iguazú.
Leia também:
Área das Cataratas do Iguaçu pode ter abrigado missão jesuítica
O objetivo da atividade, que acontecerá a partir das 14h, com partida do Puerto Macuco, na margem argentina do Rio Iguaçu, é recordar os 397 anos de fundação da missão jesuítica de Santa Maria, originalmente instalada em algum ponto próximo às Cataratas do Iguaçu (o local exato ainda é alvo de discussões acadêmicas).
Fundada em 1626, Santa Maria teve existência breve, com sua população tendo sido transferida, em 1633, para um ponto mais ao sul na atual província de Misiones, em razão dos constantes ataques dos bandeirantes paulistas aos povoados fundados pelos padres da Companhia de Jesus no que hoje é o território do Paraná.
A procissão terá a participação de três lanchas fornecidas pela empresa Iguazú Jungle e de embarcações de particulares, que farão o trajeto até o porto fluvial de Puerto Iguazú transportando uma imagem de Santa María del Iguazú.
A chegada ao porto está prevista para as 17h, com peregrinação terrestre até o Anfiteatro Ramón Ayala, na Avenida Costanera de Puerto Iguazú, e missa a partir das 18h, presidida pelo bispo Nicolás Baisi. A intenção é preparar o terreno para uma celebração ainda maior, em 2026, por ocasião dos 400 anos da chegada dos jesuítas à região.
Comentários estão fechados.