Reunião entre prefeitos põe panos quentes na disputa por limites

Municípios de Ciudad del Este e Presidente Franco reivindicam área com cerca de 500 hectares, fruto de um erro na demarcação.

O conflito de limites entre os municípios de Ciudad del Este e Presidente Franco está mais próximo de uma resolução amigável, após reunião mantida, nessa sexta-feira (21), pelos prefeitos Miguel Prieto (Ciudad del Este) e Roque Godoy (Presidente Franco).

Leia também:
Deputado propõe mediação para conflito de limites entre cidades da fronteira

O encontro, que também teve a participação de parlamentares nacionais eleitos pelo departamento (estado) de Alto Paraná, ocorreu na sede da prefeitura de Ciudad del Este no final da manhã.

Imagem de satélite da área em litígio. Foto: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este
Imagem de satélite da área em litígio. Foto: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este

A disputa entre as duas cidades envolve o direito de cobrar impostos e prestar serviços públicos em uma área com cerca de 500 hectares, densamente povoada.

A controvérsia tem como base uma lei de 1979, que ampliou o território de Presidente Franco, mas transcreveu coordenadas geográficas erradas. Nos anos 2000, Ciudad del Este questionou e teve ganho de causa na Corte Suprema de Justiça (CSJ).

“A reunião foi em um clima de cordialidade, amizade e boas intenções, em torno da possibilidade de chegar a um acordo mútuo sobre a questão”, descreve a Comunicação Social da prefeitura de Ciudad del Este, em material enviado à imprensa.

Já o prefeito de Presidente Franco, Roque Godoy, disse que “estamos muito contentes e mais do que confiantes de que em breve daremos um ponto-final a este histórico conflito entre os nossos municípios”.

Ciudad del Este, Presidente Franco, Minga Guazú e Hernandarias formam a região metropolitana de Ciudad del Este, maior aglomerado do interior do Paraguai, com população de 589.266 habitantes, conforme dados do censo de 2021.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.