A Administração Nacional de Eletricidade (Ande) notificou as empresas de telefonia, internet e TV por assinatura, que oferecem serviços na área central de Ciudad del Este, para a remoção da fiação dos postes situados em locais como as avenidas Adrián Jara e Monseñor Rodríguez, à esquerda de quem entra no Paraguai pela Ponte da Amizade.
Leia também:
Ciudad del Este terá sistema de câmeras próximo à Ponte da Amizade
De acordo com o jornal La Clave, as companhias têm prazo de 15 dias para retirar os cabos e buscar alternativas, como o compartilhamento das tubulações enterradas. Em até três semanas, a Ande estima dar início à etapa final de instalação da fiação subterrânea, que vai melhorar a distribuição de energia e renovar o aspecto urbano do centro da cidade.
“Vamos retirar as linhas aéreas e, com isso, as empresas que foram notificadas terão de passar para a rede subterrânea”, explicou Jorge Vázquez, engenheiro-chefe do Centro de Operações de Distribuição Regional da Ande no Alto Paraná.
Além do fim do emaranhado de cabos em uma das áreas mais frequentadas por turistas no lado paraguaio da fronteira, a Ande prevê a instalação de novas luminárias, do tipo LED, para modernizar a iluminação pública no local. As melhorias, ao custo de G$ 34 bilhões (R$ 24,1 milhões), deverão ser concluídas ainda no primeiro semestre.
No ano passado, a Avenida Pioneros del Este, situada a cerca de um quilômetro da fronteira, teve a fiação aérea substituída pela subterrânea. A intenção da Ande é expandir o processo para toda a área central da capital do Alto Paraná.
Comentários estão fechados.