A Receita Federal do Brasil (RFB) retirou de circulação três caminhões, na aduana da Ponte Internacional da Amizade, na fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, que transportavam pneus importados. A retenção ocorreu quarta-feira, 8.
Os agentes de fiscalização localizaram 74 pneus ao todo. Os servidores perceberam que os veículos transportavam os itens “camuflados entre os estepes e no interior dos pneus dos caminhões”, relata a assessoria.
Os pneus e os caminhões foram encaminhados à Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu. Os envolvidos serão representados ao Ministério Público Federal para apuração dos ilícitos.
A inserção no país de pneus importados comprados no Paraguai não é permitida. Por isso, a aquisição do produto no país vizinho e sua instalação, para disfarçar a fiscalização, é prática recorrente na fronteira.
Porém esse expediente também é de amplo conhecimento dos agentes que atuam na aduana do Brasil com o Paraguai. Em muitos casos, os pneus são retirados dos veículos no próprio ambiente da passagem fronteiriça.
LEIA TAMBÉM: Estrangeiro é preso ao usar documento fake para tirar passaporte em Foz do Iguaçu
[…] LEIA TAMBÉM: Receita Federal segura 3 caminhões na Ponte da Amizade com pneus camuflados entre estepes […]