A Polícia Nacional do Paraguai divulgou, nessa sexta-feira (16), a imagem de um pedaço de papelão, encontrado em uma fazenda de Presidente Franco, contendo um plano com anotações que coincidem com a cronologia do roubo milionário à Associação de Trabalhadores Cambistas (ATC) de Ciudad del Este, no último dia 5.
Leia também:
Polícia prende suspeito de liderar roubo milionário contra cambistas no Paraguai
Redigido em português, o manuscrito cita a intenção de causar danos às redes de energia e comunicações, como de fato fizeram os ladrões que invadiram o cofre da ATC, e medidas como “acusticar” a sala. As duas linhas finais trazem as inscrições “abertura dos cofres” e “vitória, campeões”.
Em declarações ao jornal Última Hora, o delegado Pedro Lesme, do Departamento de Combate ao Crime Organizado da Polícia Nacional do Paraguai, avaliou que o fragmento “conta com dados interessantes, que coincidem com os fatos que ocorreram no processo de escavação do túnel”.
Na fazenda vistoriada nessa sexta, os policiais prenderam um homem de nacionalidade paraguaia, cujo envolvimento com o roubo aos cambistas será averiguado. O imóvel rural pertence a um outro cidadão paraguaio, apontado como narcotraficante e investigado, em 2017, por suposta vinculação com outro crime milionário, o assalto à empresa Prosegur.
Já o indivíduo considerado o líder operacional do grupo, o brasileiro Fabio D.M.S. (também conhecido como “Flavio” ou “Gordinho”), de 42 anos, foi preso na última quinta-feira (15), em Capitán Bado, município que faz fronteira seca com Coronel Sapucaia (MS).
Conforme as investigações, cerca de 30 pessoas participaram do processo de escavação do túnel, que tinha quase 200 metros de extensão e levou entre seis e oito meses para ficar pronto. Uma mulher de nacionalidade brasileira, de primeiro nome Daniele, também está entre os procurados.
Arsenal
Em outra ocorrência registrada nessa sexta-feira, agentes da Polícia Nacional prenderam seis pessoas de posse de três escopetas automáticas, quatro pistolas e munições, após abordagem a um veículo na Rodovia PY02, em Yguazú, a 60 quilômetros da fronteira.
Versões de que os homens, de nacionalidade paraguaia, estariam vinculados ao roubo em Ciudad del Este chegaram a ser divulgadas pela imprensa do país, mas não foram confirmadas pela equipe de investigação.
Comentários estão fechados.