Prato típico do país foi incluído em livro com receitas para celebrar os 70 anos de reinado da soberana do trono britânico.
Já imaginou a realeza britânica degustando um pedaço de chipa guasú? Por mais distante que pareça, a cena pode mesmo acontecer: o tradicional prato paraguaio é um dos 70 selecionados para o The Platinum Jubilee Cookbook, livro de receitas organizado pelo diplomata Ameer Kotecha, para celebrar os 70 anos do reinado de Elizabeth II.
A novidade foi comunicada pelo embaixador do Reino Unido no Paraguai, Ramin Navai, em seu perfil pessoal no Twitter. “Notícia importante para os fãs da gastrodiplomacia. Atenção: a receita de chipa guasú foi escolha para fazer parte do livro de cozinha oficial do Jubileu de Platina da rainha!”, anunciou Navai.
O nome do prato foi traduzido para o inglês como Paraguayan Cornbread, algo como “pão de milho paraguaio”. A receita original também sofreu uma adaptação: em vez do queijo Paraguay (que não é exportado para o Reino Unido), a sugestão do organizador é usar cheddar, para adicionar um toque britânico.
Segundo Ameer Kotecha, os lucros obtidos com a venda do livro (disponível em versão impressa ou eletrônica) serão repassados a duas instituições de caridade ligadas à coroa britânica: The Queen’s Commonwealth Trust (QCT) e The Prince of Wales’s Charitable Fund (PWCF).
Também grafado como chipa guazú (com “z” em vez de “s”), o prato é similar à sopa paraguaia e tem parentesco com o pastel de choclo de países como Bolívia, Chile, Peru e Colômbia. Sua origem remonta, pelo menos, ao século 18, com a mescla de elementos indígenas (como o milho) e espanhóis (como o queijo).
Comentários estão fechados.