Timelapse divulgado no Paraguai registra o panorama de instalação da última peça da pista central.
Cerca de cinco metros. É o que falta para completar a junção da pista da Ponte da Integração Brasil–Paraguai, que vai ligar Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco. A instalação da última aduela já está na reta final, acionando a contagem para a conclusão de uma das fases mais simbólicas da obra.
Na noite dessa quarta-feira (10), a diretoria paraguaia de Itaipu divulgou um vídeo com o timelapse (registro acelerado que mostra a passagem do tempo) dos trabalhos. As imagens foram captadas nas proximidades do porto Tres Fronteras e revelam um ângulo diferente do que estamos habituados a ver nas fotos e filmagens feitas no lado brasileiro.
Além da obra, um dos destaques é o espetáculo do céu da fronteira, que chama a atenção com seus múltiplos tons e luzes. É possível observar também a passagem da barca entre as duas margens do “Paranazão”.
A previsão é de que as obras da ponte sejam concluídas no último trimestre do ano. A habilitação para o tráfego de pessoas e veículos, no entanto, pode demorar um pouco mais, uma vez que depende da finalização dos acessos às duas cabeceiras e das estruturas para a fiscalização do fluxo migratório e aduaneiro.
Na segunda-feira (8), representantes dos dois países reuniram-se em Ciudad del Este para discutir os últimos avanços. A estimativa é de que a circulação de caminhões – um dos motivos para a construção da nova ponte – seja liberada somente após o término da rodovia Perimetral Leste e o remanejamento do porto seco de Foz do Iguaçu.
[…] em agosto, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A meta é terminar o trecho entre a Ponte da Integração e a Rodovia das Cataratas até o final deste […]