Puerto Iguazú abre na segunda, 27, mas só para turistas

Entrada de moradores da fronteira está prevista para iniciar nos primeiros dias de outubro, mas protocolos não estão definidos.

Depois de confirmada a reabertura da Ponte Tancredo Neves como corredor turístico, comerciantes de Puerto Iguazú estão trabalhando “contra o relógio” para deixar tudo pronto até segunda-feira, 27, quando está prevista a reabertura da fronteira, noticia o portal El Territorio.

Nesses últimos dias do mês, poderão cruzar a fronteira apenas os turistas brasileiros e os argentinos que pretendem voltar ao país. O trânsito vicinal começa alguns dias mais tarde, em outubro.

O mais importante, para a população de Puerto Iguazú, é que a reativação do turismo já está gerando muitos empregos. Lojas continuam a procurar funcionários, bem como restaurantes e até os locais que vendem suvenires.

Na Feirinha, a agitação é total. Ela é muito procurada por brasileiros, que gostam de comprar ali azeite de oliva, vinhos e embutidos, além de degustar picadas argentinas com cerveja.

Cesar Batista, proprietário de um dos locais da Feirinha, comentou com El Territorio que já foram feitos os trabalhos de pintura e manutenção dos espaços, e que agora é “um momento de euforia”, depois de 17 meses sem receber visitantes.

Falta agora saber, lembrou Cesar, quantas pessoas serão autorizadas a entrar, diariamente, o que ainda não foi definido pelos técnicos de Misiones e do governo nacional. A Feirinha tem 40 lojas.

SÓ TURISTAS

O Centro de Fronteira Mesopotâmia Norte, dirigido por Gustavo Héctor Careaga, lembra que a abertura na segunda-feira, autorizada pelo governo nacional, é só para circulação de turistas na Ponte Tancredo Neves.

É apenas o início de um projeto-piloto, que permite o ingresso de viajantes estrangeiros e argentinos, mas ainda não prevê a circulação de trânsito vicinal fronteiriço. Esse está programado, a princípio, para ouubro. Mas também faltam detalhes e acertos.

O corredor turístico e sanitário entre Puerto Iguazú e Foz do Iguaçu será efetivado na segunda-feira, dia 27, mas os protocolos estão sob análise.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.