Estudantes da Universidad Nacional del Este (UNE), principal universidade pública do lado paraguaio da fronteira, estão programando, para a tarde desta quinta-feira (18), uma manifestação em Ciudad del Este, tendo como alvo o governo do presidente Santiago Peña (Partido Colorado).
Leia também:
Crazy Week: Ciudad del Este irá derrubar preços em 4 dias de promoção
Os acadêmicos cobram a manutenção das políticas de gratuidade da educação superior no país, ameaçadas por recentes alterações no financiamento. Além da UNE, estudantes de outras universidades públicas estão promovendo protestos na capital, Assunção, e nas demais regiões do país.
Na terça-feira (16), a comunidade estudantil da UNE chegou a bloquear o trânsito na Rodovia Internacional PY02, nas imediações do antigo km 10 de Ciudad del Este, para demonstrar o descontentamento com o governo.
Para esta quinta-feira, a partir das 16h30 (hora paraguaia), está marcada uma marcha na Rodovia PY02, na área central de Ciudad del Este, tendo como destino a cabeceira paraguaia da Ponte Internacional da Amizade.
A expectativa é de participação numerosa, já que a reitoria da UNE liberou os estudantes para participar do protesto. Ainda não há informação sobre eventuais bloqueios de trânsito, mas a recomendação é evitar a travessia da fronteira entre o fim da tarde e o início da noite.
Comentários estão fechados.