Está marcada para sexta-feira (16), na sede do Ministério de Obras Públicas e Comunicações, em Assunção, a entrega das propostas das empresas interessadas na construção da futura Ponte Bioceânica, que fará a ligação entre as cidades de Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta, passando sobre o Rio Paraguai. (Imagem: Itaipu Binacional)
A obra, que faz parte do acordo bilateral de construção de duas novas pontes na fronteira, será financiada com recursos da diretoria paraguaia de Itaipu Binacional. A outra ponte, que já está com mais de 50% do cronograma em andamento, é a que liga Foz do Iguaçu a Presidente Franco, bancada pela diretoria brasileira.
Inicialmente, 15 empresas do Paraguai e do Brasil manifestaram interesse em participar do certame, avaliado em US$ 85 milhões (cerca de R$ 445 milhões, na cotação oficial de 12/7). Após a entrega, as propostas serão avaliadas por uma junta técnica responsável pela classificação dos concorrentes.
A Ponte Bioceânica, chamada assim por fazer parte de um projeto de conexão rodoviária entre portos dos oceanos Atlântico e Pacífico, será do tipo estaiada, com 680 metros entre uma barranca e outra, 14 metros de largura e pilares com altura de até 95 metros. Uma vez assinado o contrato, a previsão é de conclusão em até três anos.
Curiosidade
A futura via é frequentemente chamada de “terceira ponte” entre Brasil e Paraguai, o que não é totalmente real.
Em ordem cronológica, a primeira é a Ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, inaugurada em 1965. A segunda – eis aí a surpresa – é a pequena ponte sobre o Rio Apá, ligando as cidades-gêmeas de Bela Vista (MS) e Bella Vista Norte.
A terceira (chamada por aqui de segunda) está em construção entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, com previsão de inauguração no segundo semestre de 2022. A do Rio Paraguai, portanto, deve tornar-se a quarta ligação entre os dois países.
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