Uma proposta de 2019, que previa a construção de uma linha internacional de teleférico sobre o Rio Paraná, foi resgatada, nessa terça-feira (21), pelo vereador Lucio Vera, do município paraguaio de Presidente Franco, durante sessão do Legislativo local.
Leia também:
Argentina quer usar inteligência artificial nas fronteiras
Cinco anos atrás, autoridades de Presidente Franco e da argentina Puerto Iguazú mantiveram reuniões para debater o projeto de uma ligação aérea direta entre as margens paraguaia e argentina do Rio Paraná, na região do Marco das Três Fronteiras.
O objetivo do novo modal, além de facilitar o transporte entre as duas localidades, era criar uma opção de passeio turístico, aproveitando o panorama do encontro dos rios Iguaçu e Paraná e o cenário que engloba os territórios dos três países da região.
Além de aspectos regulatórios, um dos desafios apontados, na ocasião, foi a incidência constante de ventos no vale do Rio Paraná, que poderiam levar à suspensão do serviço nos dias de rajadas mais fortes.
Em seu requerimento apresentado ontem à Junta (Câmara) Municipal de Presidente Franco, Lucio Vera pede a contratação de uma consultoria especializada para voltar a analisar o tema e apresentar um projeto concreto aos governos de Paraguai e Argentina.
A proposta do teleférico internacional conta com o apoio dos prefeitos das duas cidades envolvidas. Roque Godoy (Presidente Franco) e Claudio Filippa (Puerto Iguazú) já estavam em seus cargos em 2019, quando as discussões foram intensificadas.
Atualmente, Presidente Franco e Puerto Iguazú são conectadas por um serviço de balsa, que liga o porto Tres Fronteras, no Rio Paraná, ao porto fluvial da margem argentina do Rio Iguaçu.
Comentários estão fechados.