Os presidentes do Paraguai, Mario Abdo Benítez, e da Argentina, Alberto Fernández, estiveram entre os 18 chefes de Estado e de governo que marcaram presença na cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva, nesse domingo (1.º), em Brasília. Outros 55 países também enviaram representantes ao evento.
Na rede social Twitter, Fernández desejou sorte ao colega brasileiro. “Felicitações, Lula! A América Latina se uniu e lutou. O sonho virou realidade. Desejo o melhor para essa gestão. O futuro será de profunda irmandade. Com um olhar mais justo, livre e equitativo, alcançaremos o verdadeiro desenvolvimento dos nossos povos”, escreveu.
Em outra publicação, o presidente argentino considerou Lula como “um líder comprometido com seu povo, que reivindica direitos e trabalha em unidade pela democracia. O povo do Brasil conseguiu. Agora será mais fácil falar de integração na nossa Pátria Grande. Lula está no lugar que merece”.
Já o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, manifestou desejo de sucesso a Lula durante o cumprimento oficial no saguão do Palácio do Itamaraty. A conta oficial da presidência paraguaia compartilhou foto do aperto de mãos entre os mandatários. Benítez ficará no cargo até agosto, quando será substituído pelo vencedor da eleição marcada para abril.
Outro momento marcante da posse, no âmbito do Mercosul, foi a passagem da delegação uruguaia, com o atual presidente, Luis Lacalle Pou, posando para foto com Lula ao lado dos ex-presidentes (e representantes de correntes ideológicas diferentes) Julio María Sanguinetti e José “Pepe” Mujica.
Comentários estão fechados.