Presidente do Paraguai chega a Taiwan para visita oficial

País sul-americano é um dos poucos que reconhecem a soberania da ilha, classificada como província rebelde por Pequim.

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, desembarcou em Taiwan, nesta terça-feira (14), para visita oficial de quatro dias à ilha, considerada por Pequim como uma província rebelde chinesa. O governo paraguaio é um dos poucos do mundo a reconhecer a soberania taiwanesa, não mantendo relações oficiais com a China continental.

Leia também:
Após sanções dos EUA, Horacio Cartes diz que se afastará das empresas

Mario Abdo viajou em companhia do ministro das Relações Exteriores, Julio César Arriola, e do ministro da Indústria e Comércio, Luis Castiglioni, além da primeira-dama, Silvana Abdo. O ponto central da agenda será um encontro com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, para discutir questões de cooperação e negócios.

A visita do mandatário paraguaio é considerada de fundamental importância no relacionamento bilateral. Em abril, o Paraguai terá eleições presidenciais, com o tema Taiwan figurando na pauta de candidatos como o opositor Efraín Alegre, que deixou em aberto a possibilidade de rever a aliança com a ilha asiática em caso de vitória.

Atualmente, apenas 14 países mantêm relações diplomáticas oficiais com Taiwan, com antigos aliados da região, como Panamá, Nicarágua e República Dominicana, tendo cortado os laços com o governo taiwanês em prol da China continental, que exige dos parceiros o reconhecimento como o único Estado chinês.

Antes de chegar ao Extremo Oriente, Mario Abdo Benítez e comitiva fizeram escala nos Emirados Árabes Unidos, para a assinatura de um acordo de intercâmbio de experiências em áreas como modernização do Estado e cooperação econômica. A passagem pelo país foi aproveitada para divulgar as potencialidades da economia paraguaia.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.