Presidente Jair Bolsonaro cancela viagem oficial ao Paraguai

Apoie! Siga-nos no Google News

Ida ao país vizinho para participar da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul estava marcada para a próxima semana.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou, em entrevista nessa quinta-feira (14), no Maranhão, que não estará presente na Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, marcada para os dias 20 e 21 de julho em Luque, região metropolitana de Assunção. O motivo do cancelamento da viagem não foi informado por Bolsonaro ou pelo Itamaraty.

Em declarações ao canal de notícias CNN, o presidente brasileiro disse que conversou com o colega paraguaio Mario Abdo Benítez para avisar sobre a ausência na reunião semestral do bloco. O Paraguai ocupa a presidência rotativa do Mercosul, que será transmitida para o Uruguai ao término do evento.

“Já falei que não vou mais, tá? Na política, sempre você pode voltar atrás em algumas coisas, mas a minha decisão até o momento é não ir ao Mercosul, apesar do apelo do Marito”, afirmou Bolsonaro, negando tratar-se de um gesto de falta de cortesia ou de desgaste entre os governos dos dois países.

Vídeo do canal CNN com as declarações de Bolsonaro

“Gosto muito do Marito, presidente do Paraguai, temos muita coisa em comum, como por exemplo a piscicultura no grande Lago de Itaipu, está bastante avançado. Pretendemos […] criar tilápias no Lago de Itaipu, podemos aumentar em 40% a produção de pescado nossa”, complementou.

Além do anfitrião Mario Abdo Benítez, confirmaram presença Alberto Fernández (Argentina), Luis Lacalle Pou (Uruguai) e representantes dos governos do Chile, Colômbia, Equador, Guiana e Peru, que participarão, na programação paralela, de uma reunião do Fórum para o Progresso e Desenvolvimento da América do Sul (Prosul).

Repercussão

Na imprensa da Argentina, a ausência de Bolsonaro foi chamada de “faltazo” pelo jornal Clarín, cuja manchete na edição on-line foi “Tensão regional: cresce o mal-estar no governo [argentino] pelo acordo de Luis Lacalle Pou com a China e o ‘faltazo’ de Jair Bolsonaro à cúpula do Mercosul”.

No Paraguai, o jornal ABC Color reproduziu informe com o título “Bolsonaro desiste de ir à cúpula do Mercosul no Paraguai, sem esclarecer o motivo”. Última Hora e La Nación usaram manchetes similares, repercutindo boletins distribuídos por agências internacionais de notícias.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.