“Um monumento da humanidade”. Assim descreveu a usina de Itaipu o presidente da Itália, Sergio Mattarella, após conhecer a hidrelétrica do Rio Paraná, nesse sábado (8). Mattarella veio à fronteira acompanhado pelo colega do Paraguai, Mario Abdo Benítez, com quem manteve reunião de trabalho na sexta-feira (7), em Assunção.
Leia também:
Licitação para retomada das obras da Unila pode sair ainda em 2023
Na binacional, o mandatário italiano foi recebido pelo diretor-geral paraguaio, Manuel María Cáceres, e pelo diretor-geral brasileiro, Enio Verri, além de diretores e integrantes da área técnica da empresa, que o guiaram em um roteiro por áreas como a Sala de Controle Central e o leito seco do Rio Paraná, na base da barragem.
Para Enio Verri, a visita poderá auxiliar na aproximação entre Mercosul e União Europeia no campo ambiental. “Primeiramente, ao conhecer a usina, ele pôde testemunhar o que ela representa em termos de produção de energia renovável e o papel fundamental que desempenha para os países parceiros”, avaliou.
Logo após o roteiro na usina, Mattarella e a primeira-dama, Laura, embarcaram de volta para o país europeu. A agenda do presidente na América do Sul incluiu visitas ao Chile e ao Paraguai, para encontros com autoridades e reuniões com integrantes da numerosa comunidade de origem italiana no continente.
Comentários estão fechados.