Presidente eleito define futuro diretor paraguaio de Itaipu

Santiago Peña, que tomará posse no próximo dia 15, escolheu também quem comandará Yacyretá, a outra binacional do país.

Apoie! Siga-nos no Google News

O presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, tomará posse no próximo dia 15 de agosto, com a presença do brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e demais chefes de estado do Mercosul. Até lá, continuam as conversações para a composição do primeiro escalão ministerial e dos principais cargos na administração pública do país.

Leia também:
Presidente eleito do Paraguai virá ao Brasil para encontro com Lula

Paraguai inaugura subestação para receber mais energia de Itaipu

No fim de semana, Peña confirmou mais quatro nomes, entre eles o do futuro diretor-geral paraguaio de Itaipu. O escolhido foi o ex-governador do Alto Paraná Justo Zacarías Irún, do governista Partido Colorado. Justo é irmão do ex-prefeito de Ciudad del Este Javier Zacarías Irún e cunhado da também ex-prefeita Sandra McLeod de Zacarías.

Além das credenciais políticas, Justo tem formação em engenharia elétrica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), campus de Joinville. “Lucho”, como é conhecido, estudou também na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em Itaipu, já exerceu os cargos de diretor-administrativo e diretor de Coordenação.

“O presidente eleito me disse claramente que as relações entre Paraguai e Brasil são fundamentais. O Brasil é um grande companheiro de esforço, esperança e desenvolvimento”, declarou o futuro diretor-geral paraguaio à rádio La Unión. “Vou colocar toda minha dedicação, esforço e capacidade para que Itaipu seja um elemento de desenvolvimento para o Paraguai.”

As outras definições anunciadas por Peña no fim de semana foram os nomes do futuro diretor-geral paraguaio de Yacyretá (Paraguai–Argentina), Luis Benítez; da futura chefe do gabinete presidencial, Lea Giménez; e do futuro presidente da empresa estatal de combustíveis Petropar, Eddie Jara.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.