Presidente do Banco Central destaca estabilidade da moeda do Paraguai

Segundo José Cantero, o guarani é a divisa que menos perdeu valor frente ao dólar nos últimos 30 dias na região.

Implantado em 5 de outubro de 1943, o guarani é a moeda mais antiga em circulação na América do Sul. O dinheiro paraguaio é, também, o mais estável, jamais tendo sofrido medidas como o corte de zeros. A resiliência do guarani vem chamando atenção, também, no atual momento de valorização do dólar no mercado internacional.

Leia também:
Bancos do Paraguai continuarão recusando dólares das séries CB e D

Em entrevista coletiva nessa terça-feira (1.º), em Assunção, o presidente do Banco Central do Paraguai (BCP), José Cantero, destacou que o dólar obteve, nos últimos 30 dias, valorização média de 15% em relação às principais moedas do mundo, impulsionada por medidas adotadas pela Reserva Federal dos Estados Unidos (FED).

“Ao olhar para os países da região, vemos que o peso chileno teve uma depreciação de 22%, o peso uruguaio caiu 9%, o real brasileiro perdeu 23%, o peso mexicano, 11%, e o colombiano, 17%. No nosso caso, do Paraguai, a desvalorização do guarani foi só de 2,5%”, enfatizou o executivo.

Cantero atribuiu o fato à confiança na economia do Paraguai. “Os pilares do ambiente macro continuam muito sólidos, temos credibilidade na macroeconomia […]. O BCP está acompanhando de perto o mercado e fará o que for necessário para atenuar situações como altas no preço do petróleo, em caso de movimentos muito fortes”, afiançou.

Nesta quarta-feira (2), a cotação oficial do BCP, às 11h, era de US$ 1 por G$ 7.270. Nas casas de câmbio, a moeda estadunidense podia ser encontrada a G$ 7.170 para a compra e G$ 7.260 para a venda. Já o real valia G$ 1.345 para a compra e G$ 1.390 para a venda na tabela de conversão da Cambios Chaco, no centro de Ciudad del Este.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. FMI aprova acordo de cooperação técnica com o Paraguai

    […] dos rios Paraguai e Paraná também tiveram impacto negativo no desempenho do país. Mesmo assim, o guarani tem se mantido como uma das moedas mais estáveis da região, o que vem ajudando a minimizar os efeitos […]

Comentários estão fechados.