Tomará posse como presidente da Argentina, neste domingo (10), o economista Javier Milei (La Libertad Avanza), para mandato com quatro anos de duração. O ato principal está marcado para as 11h, no edifício e na praça em frente ao Congresso Nacional, na Avenida de Mayo, em Buenos Aires.
Leia também:
– Alberto Fernández e Javier Milei iniciam processo de transição
– Governo Milei não trocará embaixador no Brasil
– Em carta a Lula, Javier Milei diz querer trabalhar com o Brasil
O cerimonial terá mudanças em relação aos presidentes anteriores, que tinham como cenário principal a Casa Rosada, sede do Poder Executivo. A intenção da equipe de Milei é emular a posse dos presidentes dos Estados Unidos, que costumam discursar à multidão na esplanada em frente ao Capitólio (Congresso).
O ato terá transmissão ao vivo na internet, no canal da TV Pública Argentina no YouTube (clique aqui para ter acesso), a partir das 10h.
No segundo turno disputado em 19 de novembro, Milei obteve 55,7% dos votos, contra 44,3% do governista Sergio Massa (Unión por la Patria). No primeiro turno, Massa tinha obtido 36,7%, contra 30% de Milei, que fez aliança com a terceira colocada, Patricia Bullrich (23,8%), para vencer a eleição.
Até o momento, Milei tem priorizado uma agenda mais moderada, evitando a escolha de nomes vistos como radicais para os principais cargos do governo. Pontos centrais de seu discurso de campanha, como a eliminação de subsídios e a dolarização da economia, não terão aplicação imediata.
O governo do Brasil será representado na cerimônia pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. No âmbito do Mercosul, Luis Alberto Lacalle Pou, presidente do Uruguai, e Santiago Peña, do Paraguai, confirmaram presença.
Comentários estão fechados.