Nova ponte entre Paraguai e Argentina recebe apoio de deputados

Estrutura conectaria as localidades de Puerto Rico e Puerto Triunfo, 170 quilômetros ao sul da fronteira trinacional.

A Câmara de Representantes da Província de Misiones (órgão equivalente a uma Assembleia Legislativa) aprovou, nessa semana, declaração de interesse provincial para a construção de uma ponte sobre o Rio Paraná, para ligar a Argentina ao Paraguai.

Leia também:
Veja como estão as obras da Ponte da Bioceânica, entre Brasil e Paraguai

Tal ponte seria erguida entre as localidades de Puerto Rico (Argentina) e Puerto Triunfo (Paraguai), cerca de 170 quilômetros ao sul da fronteira trinacional entre Puerto Iguazú, Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.

“Tal construção satisfaria não só uma necessidade imperante dos moradores dos dois países, que ainda cruzam a fronteira com lanchas e balsas, mas minimizaria os perigos das tempestades, frequentes na nossa região”, ponderou o deputado Alejandro Arnhold, autor do projeto de declaração.

“Além disso, beneficiará o comércio, a indústria e o meio ambiente, dada a sua localização estratégica, que facilitará o transporte da produção”, complementou o parlamentar, citado pelo jornal El Territorio.

Atualmente, a travessia da fronteira entre a província de Misiones e o Paraguai é feita pela Ponte San Roque González de Santa Cruz, que liga a capital Posadas a Encarnación; e pelas pontes da região trinacional.

As demais passagens são todas fluviais, com o uso de balsas ou de embarcações particulares que fazem o transporte de passageiros de uma margem a outra do Paranazão.

Até o momento, não há previsão de recursos para a construção de uma ponte entre Puerto Rico e Puerto Triunfo, com a declaração de interesse provincial servindo como um incentivo para que o tema seja tratado nas demais esferas políticas.

O projeto mais avançado para uma nova ponte entre os dois países é o de uma via para ligar Pilar (Paraguai) a Puerto Cano (Argentina), sobre o Rio Paraguai. Para saber mais sobre a iniciativa, clique aqui.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.