A deputada Roya Torres Báez (PLRA), representante do departamento (estado) de Alto Paraná, protocolou, no Congresso Nacional do Paraguai, pedido de informações sobre as obras do Corredor Metropolitano del Este, conjunto de rodovias de acesso à cabeceira paraguaia da Ponte da Integração.
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Endereçado ao Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai, o pedido ainda precisa ser analisado em plenário, devendo ser aprovado sem dificuldades. O objetivo é saber o percentual de cumprimento do cronograma de cada lote e as possíveis datas de entrega, tendo em vista que a ponte na fronteira com o Brasil já está concluída.
Orçado em mais de US$ 212 milhões (R$ 1,1 bilhão), obtidos pelo governo do Paraguai com o Banco de Desenvolvimento da América Latina, o Corredor Metropolitano del Este inclui 31 quilômetros de rodovias entre os municípios de Presidente Franco, Ciudad del Este, Minga Guazú e Hernandarias, além de uma nova ponte sobre o Rio Monday.
O trabalho está dividido em lotes, sendo que o Lote Urbano, que representa a conexão entre a ponte e o perímetro urbano de Presidente Franco, é o que está com estágio mais avançado, superior a 50%. Contudo, mudanças solicitadas pela prefeitura de Franco, como a adaptação de mais avenidas no entorno, podem ter alterado o cronograma.
Já o trecho rural, dividido em Lote I e Lote II, tem previsão de entrega gradual ao longo de 2024. A obra inclui a construção de uma rodovia duplicada para contornar o perímetro urbano das cidades do lado paraguaio da fronteira e proporcionar ligação direta com as estradas já existentes, dinamizando o transporte de cargas.
A intervenção com prazo mais distante de entrega é a nova ponte sobre o Rio Monday, que ainda está em fase de licitação. A estrutura será o principal corredor de ligação com a porção sul do departamento de Alto Paraná, dando acesso a algumas das principais áreas produtoras de grãos do Paraguai. A previsão é de finalização somente em 2025.
Planejamento urbano
Em paralelo, continuam as discussões, em Presidente Franco, sobre o novo ordenamento urbano do município, em meio a fortes pressões do setor imobiliário. O plano contratado pela prefeitura foi elaborado pelo urbanista brasileiro Enio Perin, que apresentou, nessa segunda-feira (28), a versão final ao prefeito Roque Godoy, secretários e vereadores.
O plano prevê a criação de eixos de transporte e a delimitação de áreas específicas, como a Zona Especial Fronteiriça (ZEF), Zona Especial Logística (ZEL), Zona Ambiental Turística (ZAT), Zona Comercial e de Serviços (ZCS), Zona Industrial, de Comércio e Serviços Viários (ZICSV) e zonas residenciais.
Para ser tirado do papel, o novo ordenamento urbano precisará ser aprovado pelos vereadores locais, que poderão iniciar as análises na Junta (Câmara) Municipal já nas próximas semanas.
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