Os ministros das Relações Exteriores do Brasil e do Paraguai, Mauro Vieira e Julio César Arriola, mantiveram, nessa terça-feira (24), uma reunião para debater temas de interesse bilateral. O encontro ocorreu em Buenos Aires, capital da Argentina, em paralelo à Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
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A Ponte da Integração Brasil–Paraguai, sobre o Rio Paraná, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, foi um dos assuntos da conversa, conforme nota divulgada à imprensa pela chancelaria paraguaia. A inauguração da obra, que chegou a ser anunciada para dezembro de 2022, segue sem data definida.
“Os ministros conversaram sobre o fortalecimento das relações entre ambos os países, destacando temas bilaterais estratégicos, como a interconexão física para unir seus territórios, particularmente, o Corredor Bioceânico e a Ponte da Integração”, diz a nota. “Além disso, coincidiram na importância de continuar trabalhando em uma agenda comum no âmbito dos fóruns regionais e organismos multilaterais.”
A renegociação do Anexo C do Tratado de Itaipu, que completará 50 anos no final de abril, não foi citada no documento. No mesmo mês, o Paraguai terá eleições gerais, com a escolha do sucessor do presidente Mario Abdo Benítez e dos novos integrantes do Legislativo. A posse do novo governo está marcada para o mês de agosto.
Ponte e perimetral
O Consórcio Ponte Brasil Paraguai, responsável pela construção da Ponte da Integração e da rodovia Perimetral Leste, divulgou, na última sexta-feira (20), seu boletim mensal referente a janeiro de 2023, compilando os avanços nas obras. Conforme noticiado pelo H2FOZ, na comparação com o boletim de dezembro de 2022, houve pouca modificação.
Em relação à Perimetral Leste, que ligará a nova passagem fronteiriça à Ponte Tancredo Neves (Brasil–Argentina), à BR-469 e à BR-277 – retirando o fluxo de caminhões da área central de Foz do Iguaçu –, a execução passou de 18,05% em dezembro para 18,17% em janeiro. O desembolso, que era de R$ 18,7 milhões, subiu para R$ 18,9 milhões.
No tocante à Ponte da Integração, cuja parte estrutural é tida como concluída, o boletim de janeiro de 2023 indica 97,86% de execução do cronograma, com R$ 231,1 milhões investidos até o momento. O relatório de dezembro de 2022, por sua vez, apontava andamento de 97,05% e investimento de R$ 229 milhões.
No lado paraguaio, as obras de acesso à via fronteiriça seguem em ritmo similar, com o trecho de conexão entre a cabeceira e o perímetro urbano de Presidente Franco sendo apontado como um dos mais problemáticos. Estruturas como a nova aduana e o futuro pátio de caminhões permanecem nos estágios iniciais de trabalhos.
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