Ponte da Integração é tema de conversa entre Lula e Santiago Peña

Encontro ocorreu nos Estados Unidos, em paralelo à programação da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em sua primeira participação na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, aproveitou os intervalos entre as sessões para reuniões bilaterais com chefes de Estado de vários países, entre eles o anfitrião, Joe Biden (Estados Unidos).

Leia também:
Confira o boletim final das obras da Ponte da Integração
Ponte da Integração: obra do novo porto seco avança no Paraguai
Bioceânica: veja como estão as obras da “irmã” da Ponte da Integração

O encontro mais prolongado da agenda paralela à assembleia foi com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Peña, os principais temas abordados foram a renegociação do Anexo C do Tratado de Itaipu e obras de interligação regional, como o Corredor Bioceânico e a Ponte da Integração.

No caso específico da ponte entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, que já está oficialmente pronta desde julho de 2023, mas ainda não foi inaugurada, o presidente paraguaio disse que o foco foi o andamento das obras de acesso às duas cabeceiras. A previsão de liberação dos primeiros trechos é para os primeiros meses de 2024.

Já Lula agradeceu ao Paraguai a cooperação para a captura e expulsão de pessoas procuradas pelo Judiciário brasileiro, em referência à prisão de indivíduos suspeitos de participação nos atos antidemocráticos de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, encontrados em território paraguaio.

Estados Unidos

Bastante aguardado pela diplomacia paraguaia, o encontro com Biden ocorreu na manhã desta quinta-feira (21). Anteriormente, Peña e equipe já tinham sido recebidos pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, órgão equivalente ao Ministério das Relações Exteriores.

“Compartilhamos um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a primeira-dama, Jill Biden, em Nova York. Falamos da nossa amizade histórica com os Estados Unidos, baseada em valores democráticos compartilhados”, escreveu o presidente paraguaio, em seu perfil oficial na rede social X (antigo Twitter).

Joe Biden e Santiago Peña, acompanhado pelas primeiras-damas Leticia Ocampos e Jill Biden. Foto: Gentileza/Presidência do Paraguai
Joe Biden e Santiago Peña, acompanhado pelas primeiras-damas Leticia Ocampos e Jill Biden. Foto: Gentileza/Presidência do Paraguai

Israel

Peña também mencionou a reunião com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmando que o Paraguai manterá o propósito de instalar, de forma permanente, sua embaixada em Jerusalém (nota da redação: a maioria dos países tem embaixadas em Tel Aviv, para evitar conflitos quanto ao reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel).

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.