O Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai divulgou, nessa quinta-feira (14), o balanço das obras de implantação do novo porto seco em Presidente Franco, que substituirá a atual estrutura de fiscalização de cargas na fronteira com Brasil e Argentina, localizada em Ciudad del Este.
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De acordo com a pasta, o local tem 11,49% de andamento dos trabalhos, com avanços no processo de movimentação de solo, terraplenagem, pavimentação da via de acesso com piso de concreto e fundação de estruturas como os futuros depósitos, plataformas de fiscalização e área de descanso para caminhoneiros.
Localizado no bairro Santa Rosa, a cerca de três quilômetros da cabeceira da Ponte da Integração, o espaço será gerenciado pela Administração Nacional de Navegação e Portos (ANNP), em parceria com órgãos como a Direção Nacional de Aduanas (DNA) e os serviços que atuam na área de vigilância sanitária.
Já o novo porto seco do lado brasileiro da fronteira, em Foz do Iguaçu, está na etapa de concessão, com a empresa Multilog Brasil prevendo investimentos de R$ 230 milhões no período de 30 anos. A localização ainda não foi sacramentada, mas ficará nas proximidades do entroncamento entre a Rodovia Perimetral Leste e a BR-277.
A Ponte da Integração Brasil–Paraguai foi oficialmente concluída em julho de 2023. A definição da data de abertura ao tráfego, no entanto, dependerá da finalização das estruturas básicas de acesso e fiscalização nas duas cabeceiras, o que deverá ocorrer apenas no primeiro semestre de 2024.
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