Formado pelas construtoras Única, MPB e RMG, o Consórcio Ponte Brasil Paraguai divulgou, nessa sexta-feira (28), o boletim informativo do mês de abril de 2023, compilando o andamento das obras da Ponte da Integração, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, e da Rodovia Perimetral Leste.
Leia também:
Rodovia das Cataratas: veja a recente medição das obras de duplicação
De acordo com o boletim, a ponte sobre o Rio Paraná tem 99,28% de execução, com investimento de R$ 234,4 milhões. Os principais trabalhos de abril foram a instalação de tubos de drenagem, a colocação do guarda-corpo externo e interno, a implantação de sinalização e as soldagens nas plataformas de inspeção e manutenção no vão da ponte.
Já em relação à Rodovia Perimetral Leste, que fará a conexão entre a nova via fronteiriça, a Ponte Tancredo Neves, a BR-469 e a BR-277 (contornando o perímetro urbano de Foz do Iguaçu), o consórcio informou que o andamento é de 20,3%, com R$ 21 milhões de desembolsos até o momento.
“No mês de abril de 2023, foi dada continuidade aos serviços de terraplanagem, concentrados nos segmentos das estacas 50 a 100 da linha geral e da 550 à 650. Estes serviços contemplam: escavação, carga, transporte, lançamento, espalhamento e compactação de material”, descreve o boletim.
O mês de abril também teve detonações de rochas no trecho entre as estacas 55 e 70, além de um ensaio de prova de carga em estaca no viaduto da BR-277. A construção das duas novas aduanas continua, com uma na cabeceira da Ponte da Integração, entre Brasil e Paraguai, e outra próxima à Ponte Tancredo Neves, entre Brasil e Argentina.
No lado paraguaio da fronteira, informações divulgadas pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) dão conta de que o trecho urbano do Corredor Metropolitano del Este, em Presidente Franco, chegou a 50% de execução. Outros pontos, como os lotes rurais I e II, têm menos de 10%, com previsão de entrega entre 2024 e 2025.
A inauguração da Ponte da Integração chegou a ser anunciada para o início de dezembro de 2022, tendo sido cancelada a pedido do governo do então presidente Jair Bolsonaro. Ainda não há data prevista para a cerimônia de abertura ou para a liberação da via ao tráfego de pessoas e veículos.
Comentários estão fechados.