O Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), do Paraguai, divulgou, nessa terça-feira (7), balanço das obras de acesso à Ponte da Integração, construída sobre o Rio Paraná, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco. A estrutura da ponte já está pronta desde dezembro de 2022, mas as rodovias de conexão ainda não foram concluídas.
Leia também:
Engenheiro de Itaipu explica balanço da Ponte da Integração
Segundo o MOPC, o Lote Urbano, que compreende a ligação com o perímetro de Presidente Franco e é considerado o trecho mais urgente, está com 53% de execução, devendo ser finalizado ainda em 2023. Já a entrega dos demais lotes, como o corredor metropolitano e a nova ponte sobre o Rio Monday, devem ficar para 2024 e 2025.
A intenção inicial da Receita Federal do Brasil, em conjunto com a Direção Nacional das Aduanas do Paraguai, é liberar a passagem de caminhões vazios (em lastre) já a partir de abril, com as demais etapas devendo ocorrer à medida que as estruturas de fiscalização e de acesso sejam finalizadas em ambas as cabeceiras.
Perimetral Leste
Do lado brasileiro, em Foz do Iguaçu, a rodovia Perimetral Leste está com 19,3% de cronograma executado, conforme dados divulgados pelo Consórcio Ponte Brasil Paraguai, no boletim mensal de fevereiro de 2023. O valor desembolsado até o momento é de aproximadamente R$ 20 milhões.
Segundo o boletim, em fevereiro, “foi dada continuidade aos serviços de terraplenagem, concentrados no segmento da estaca 505 a 550 da Linha Geral. Estes serviços contemplam: escavação, carregamento, transporte, lançamento e compactação de material”.
“Referente aos serviços de obras de arte especiais, foram concretadas mais quatro vigas longarina ao longo do mês, totalizando 11 das 12 previstas no Viaduto da BR-277, e foram finalizados os pilares do Eixo 2. Os serviços de drenagem estão sendo executados na aduana Brasil–Paraguai e ao longo da Linha Geral”, destaca o relatório.
São ótimas as informações que vocês divulgam neste meio de comunicação! Parabéns aos responsáveis!!!