Em momento histórico, a Ponte Internacional da Integração recebeu a primeira travessia feita pela comunidade trinacional, com lideranças da Argentina, Brasil e Paraguai. A ação foi promovida pelo Codetri (Conselho de Desenvolvimento da Região Trinacional do Iguassu), na semana passada.
LEIA TAMBÉM: Consórcio instala primeira viga da Ponte da Bioceânica
O ato simbólico teve a passagem a pé e a celebração da integração no meio da via. Participaram lideranças dos conselhos de desenvolvimento socioeconômico e agentes públicos de Ciudad del Este, Foz do Iguaçu, Hernandarias, Presidente Franco e Puerto Iguazú.
Em Presidente Franco, no lado paraguaio da via, o Codefran sediu reunião da Câmara Técnica de Inovação, Empreendedorismo e Impacto (CT-IEI) do Codetri. A comitiva foi recebida em um espaço acolhedor, decorado com as cores dos três países e música típica do país vizinho, com destaque para canções com a harpa, que emocionou a todos.
“Um dia histórico que ficará guardado na memória coletiva de cada um de nós”, resumiu o presidente do Codetri, Roni Temp. “Enfrentamos uma luta de 30 anos pela construção dessa ponte, que atravessamos simbolicamente, e a queremos operando, para celebrar a integração com nossos irmãos, com a fraterna recepção dos franquenhos”, citou.
O presidente do Codefran, Ivan Leguizamón, reforçou o evento memorável. “É uma reunião histórica que temos o prazer de receber em nossa cidade. E aos que aqui estão, em integração, lembro que o Paraguai tem um produto reconhecido internacionalmente, que é a sua amabilidade e hospitalidade”, enfatizou.
Inovação e impacto
Coordenadora da Câmara Técnica de Inovação do Codetri, Mariangela Lückmann realçou que o objetivo do colegiado remete ao momento histórico vivenciado pela comunidade trinacional. “Para nós, as pessoas são a prioridade, são o território antes do espaço geográfico. São elas que buscamos com o impacto positivo da inovação e do empreendedorismo”, sublinhou.
Em sentido semelhante, Lila Voeffrey, representante do Codespi, de Puerto Iguazú, enalteceu a mobilização das cinco cidades da região, pedindo para que seja reforçada a conexão até a ação da câmara técnica em dezembro. “Todos serão bem-vindos no nosso primeiro evento, aberto ao público e a autoridades, em Foz do Iguaçu”, convocou.
Comunidade trinacional
Presidente do Codeleste, de Ciudad del Este, Luis Vernazza afirmou que a entidade coopera com as demais a fim de instituir um impacto forte na região trinacional. “Temos questões aduaneiras, do comércio e do turismo em comum. E essa pauta da inovação, que é transversal a todos os temas, muito nos interessa. Temos muito trabalho a fazer juntos”, declarou.
Já Fernando Castro Alves, presidente do Codefoz, de Foz do Iguaçu, destacou a hospitalidade dos anfitriões e reverenciou o trabalho conjunto como sendo a força dos conselhos que formam o Codetri. “Somos uma organização de entes privados, a sociedade civil em integração chegando a resultados que muitas vezes nem mesmo o poder público alcança”, frisou.
Inovação na fronteira
No encontro, em Presidente Franco, Codefran, prefeitura e outros atores apresentaram um levantamento sobre o que há atualmente e as possibilidades em inovação e empreendedorismo na cidade. A mesma ação de mútuo conhecimento se realiza nas demais localidades, com previsão de ser concluída em dezembro.
(Com informações do Codefoz)
Me sinto honrado por ter trabalhado na construção dessa maravilha da engenharia.
Me sinto feliz por fazer parte dessa grande ponte.
Essa é a ponte do Bolsonaro?
Não, essa ponte é o Brasil-Paraguai.