Prevista para ser entregue ainda em 2022, a Ponte da Integração Brasil–Paraguai, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, já está com toda a futura pista de rolamento asfaltada. A atual etapa é de instalação dos 56 postes de iluminação, das grades de proteção e da rede de drenagem da água das chuvas.
Leia também:
Ponte da Integração será inaugurada em 12 de dezembro, diz presidente do Paraguai
De acordo com informação divulgada à imprensa pela diretoria paraguaia de Itaipu, “cada poste terá dois níveis de instalação de luminárias: o nível superior será para a iluminação da pista para veículos, enquanto o inferior será para a calçada de pedestres”. Todas as lâmpadas serão de LED, com os primeiros testes agendados para as próximas semanas.
O cronograma dos últimos dias de novembro prevê também uma das etapas cruciais para a conclusão da obra: o teste de carga dinâmica, projetado para verificar a resistência da estrutura e fazer eventuais ajustes nos cabos que dão sustentação à ponte, que tem 760 metros de extensão, vão-livre de 470 metros e é do tipo estaiada.
Perimetral Leste
Mesmo que a passarela fronteiriça fique pronta em dezembro, uma das preocupações é o estágio ainda inicial das rodovias de acesso, com a Perimetral Leste, do lado brasileiro, tendo apenas 16,89% de execução, conforme boletim atualizado em outubro pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).
No lado paraguaio, o trecho urbano de ligação com a nova ponte, no município de Presidente Franco, também está em fase de adequações. Com isso, a projeção é que o tráfego de caminhões com carga seja liberado apenas no segundo semestre de 2023, uma vez que as próprias estruturas de fiscalização ainda não foram concluídas.
Comentários estão fechados.