Ponte da Integração Brasil–Paraguai deve ser inaugurada sem aduanas

Presidentes do Brasil e Paraguai visitaram obra. Aduana da fronteira com a Argentina será usada provisoriamente para fazer despachos no lado brasileiro.

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Presidentes do Brasil e Paraguai visitaram obra. Aduana da fronteira com a Argentina será usada provisoriamente para fazer despachos no lado brasileiro.

Com perspectiva de ser inaugurada até o final do ano sem as aduanas, a Ponte da Integração foi palco de visita dos presidentes do Brasil e Paraguai, Jair Bolsonaro e Mario Benítez, na manhã desta quarta-feira (31). Os dois mandatários se encontraram no meio da via, fizeram uma rápida caminhada e na sequência seguiram para a Itaipu Binacional.

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Situada no Porto Meira, a Ponte da Integração Brasil–Paraguai está com mais de 90% das obras concluídas. No entanto, para funcionar plenamente, é preciso a instalação de uma aduana no lado brasileiro e outra no lado paraguaio, em Presidente Franco, além da Perimetral Leste, que está em andamento.

Durante a visita de hoje, Bolsonaro comentou que a aduana da fronteira com a Argentina vai absorver o trabalho no lado brasileiro. “A aduana fica ali na frente perto da Argentina até fazer a nossa aqui e vai funcionar sem esse problema aduaneiro.” No lado paraguaio, está sendo feito um investimento de US$ 220 milhões para estabelecer o acesso à ponte, segundo o presidente Mario Abdo Benítez.  

Presidentes e comitivas junto à linha que marca a metade da ponte. Imagem: Presidência/Paraguai

A proposta, conforme as autoridades, seria inicialmente liberar a pista apenas para a circulação de caminhões vazios, enquanto os entrepostos aduaneiros não estiverem prontos. Os caminhões com carga continuariam passando, provisoriamente, pela Ponte da Amizade.

A Ponte da Integração começou a ser construída em 2019, com recursos da Itaipu Binacional – cerca de R$ 463 milhões. Nesse montante estão incluídas a construção da Perimetral Leste, as obras de estrutura e as desapropriações.

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3 Comentários
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