Agentes da Polícia Nacional do Paraguai recuperaram, na manhã desta quinta-feira (6), um carro de passeio furtado em Foz do Iguaçu.
Leia também:
Policial do Paraguai preso com caminhonete roubada no Brasil
De acordo com o jornal La Nación, a recuperação ocorreu por volta das 6h30, na área central de Ciudad del Este. O automóvel Corsa, ano 1996, estava tripulado por dois homens, que reagiram à tentativa de abordagem.
Conforme o relato difundido pela imprensa do Paraguai, os fugitivos, de 28 e 31 anos, romperam a barreira policial. Um dos pneus do carro estourou durante a manobra, provocando seu abandono.
A perseguição aos indivíduos, que saíram correndo e tentaram se ocultar entre os pedestres na Avenida San Blas, durou cerca de 600 metros e terminou com a detenção dos dois homens, de nacionalidade brasileira.
Para furtar o veículo, os ladrões usaram uma chave genérica. Agentes do 1.º Distrito Policial (Comisaría 1.ª) da Polícia Nacional do Paraguai entraram em contato com a Polícia Civil em Foz do Iguaçu para comunicar o fato.
Segundo o La Nación, o boletim de ocorrência sobre o furto ainda estava em confecção. Ao receber a notícia, o proprietário cruzou a fronteira em direção ao Paraguai para formalizar a denúncia e solicitar a restituição.
Intercâmbio Brasil, Paraguai e Argentina
Na região trinacional de fronteira, as forças policiais de Brasil, Paraguai e Argentina possuem um organismo próprio para a troca de informações, o Comando Tripartite.
O trabalho integrado permite ações rápidas para a identificação de foragidos e a recuperação de veículos, bem como apreensões de substâncias ilícitas.
Argentina e Paraguai anunciaram, recentemente, intenção de aumentar os efetivos de agentes na região, para ações conjuntas em locais como o Rio Paraná.
Além disso, no caso da Argentina, a ação integra um plano para reforçar o combate ao crime organizado nas fronteiras do país. A área trinacional entre Puerto Iguazú, Foz do Iguaçu, Presidente Franco e Ciudad del Este é tida como vulnerável.