Vereadores de Ciudad del Este cobraram da Polícia Nacional do Paraguai, nessa terça-feira (18), a adoção de medidas efetivas para o enfrentamento à violência na região de fronteira. Os pedidos ocorreram durante audiência pública convocada pela Junta (Câmara) Municipal, com a presença do delegado César Vargas (Comisaría 1.ª).
Leia também:
Após onda de assaltos, polícia troca comando na região de Ciudad del Este
De acordo com o jornal ABC Color, um dos parlamentares a fazer uso da fala foi Sebastián Martínez (Yo Creo), que reivindicou ao chefe policial a adoção de estratégias de inteligência, em conjunto com os empresários locais, para desarticular as redes de falsos “guias” que levam turistas até lojas de fachada operadas por golpistas.
Martínez também cobrou o fim dos procedimentos considerados abusivos contra visitantes que ingressam na cidade no período noturno e são abordados ao saírem de restaurantes e casas noturnas. Segundo o legislador, são frequentes os relatos de ameaças e pedidos de propina por agentes da corporação.
Já o vereador Ernesto Guerín (Partido Colorado) citou os constantes assaltos a empresas transportadoras e depósitos de mercadorias, ocorridos em locais como a Rodovia PY02 e a área central da cidade. A respeito, o chefe policial mencionou que a instituição está reforçando os trabalhos de patrulhamento e de inteligência na faixa de fronteira.
Minga Guazú
O ABC Color informa, ainda, que a preocupação quanto à insegurança foi tema de uma outra reunião, ocorrida na segunda-feira (17), entre vereadores da cidade metropolitana de Minga Guazú e o diretor da Polícia Nacional do Paraguai no departamento (estado) de Alto Paraná, delegado Blas Vera Caballero.
Segundo a referida fonte, os parlamentares pediram maior presença policial nas ruas de Minga Guazú, criação de um posto policial nas imediações do km 21 da Rodovia PY02 e apoio à prefeitura nas ações de combate aos “rachas” disputados em vias públicas por motoristas e motociclistas, em especial, nos fins de semana.
Comentários estão fechados.