A Delegacia de Polícia Federal (PF) em Foz do Iguaçu deflagrou, na quinta (25) e na sexta-feira (26), a Operação Gafilat, com o objetivo de ampliar a fiscalização nas aduanas internacionais e no aeroporto da Terra das Cataratas.
Leia também:
Moradores de Foz do Iguaçu são presos levando carga de remédios para Cascavel
“Com reforço no número de policiais que atuam nos pontos de entrada e saída do país, a PF intensificou a vistoria de carros e motos que trafegavam nas aduanas internacionais das pontes da Amizade [com o Paraguai] e Tancredo Neves [com a Argentina]”, informa a corporação.
“Além disso, os pedestres também foram alvo da operação, sendo abordados e fiscalizados, com verificação de possíveis pendências com o sistema judiciário”, complementa a PF em nota encaminhada à imprensa.
Como resultado, foram apreendidas mercadorias estrangeiras sem a devida documentação fiscal, bem como retidos volumes de dinheiro em espécie, dentro do permitido por lei, sendo transportados por pessoas nos dois sentidos das aduanas. “Tais portadores de valores foram identificados, ouvidos e liberados em seguida”, esclarece o boletim.
No Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, as abordagens foram a passageiros que aguardavam para embarcar no local. A verificação dos dados dos viajantes estrangeiros teve o apoio do Comando Tripartite, que reúne as polícias dos três países da região.
“Novas fases dessa operação estão previstas para ocorrer ainda este ano, como medida de repressão aos crimes transfronteiriços”, comunica a PF.
Comentários estão fechados.