Denúncias de fraudes e assaltos envolvendo os “pirañitas” têm crescido nas quadras próximas à fronteira.
Agentes da Polícia Nacional do Paraguai deram início, nessa quinta-feira (22), a uma ação especial para fiscalizar a atuação dos “pirañitas”, indivíduos que entregam folhetos com ofertas e se oferecem para guiar turistas até pequenas lojas da área central de Ciudad del Este, das quais recebem comissão.
O procedimento veio após pedidos de associações empresariais e de trabalhadores, os quais cobram ações mais contundentes para evitar que pessoas com antecedentes de envolvimento em fraudes – e, até mesmo, prática de assaltos contra visitantes – continuem atuando livremente nas quadras próximas à Ponte Internacional da Amizade.
De acordo com o jornal La Clave, a ação deflagrada pelo 1.º Distrito Policial (Comisaría 1.ª) consiste na verificação de documentos e no patrulhamento preventivo das áreas mais visadas, como a entrada do Paseo San Blas, à direita de quem chega a Ciudad del Este pela ponte; e as quadras da Avenida Adrián Jara no entorno do Shopping Vendôme.
Além dos policiais que circulam pela região, a orientação aos turistas e moradores da fronteira, em caso de problemas, é procurar o escritório da Polícia Turística, localizado na aduana paraguaia. O índice de resolução das ocorrências atendidas pela corporação é alto, com os agentes acompanhando o denunciante à loja para solucionar as pendências.
Comentários estão fechados.