Agentes da Polícia Municipal de Trânsito (PMT), de Ciudad del Este, usarão câmeras corporais para registrar todos os procedimentos. A entrega ocorreu nessa sexta-feira (7), durante ato com a presença do prefeito Miguel Prieto.
Leia também:
Paraguai e Argentina firmam convênio para combater crimes na fronteira
De acordo com a prefeitura de Ciudad del Este, o investimento total chega a G$ 116,8 milhões (cerca de R$ 90 mil).
Conforme a nota enviada à imprensa, as câmeras possuem tecnologia de última geração, com resolução full HD e bateria de longa duração, bem como cartões de memória com capacidade para armazenar até 11 horas de gravação contínua.
Em declarações ao jornal ABC Color, o prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto, citou que as câmeras corporais representam um avanço para o trabalho. “Os agentes terão a obrigação de mantê-las ligadas durante todo o turno”, apontou.
Já Willian Florentín, diretor da PMT, disse que os vídeos ficarão armazenados em uma central de monitoramento e estarão à disposição dos afetados.
“As imagens serão como testemunhas imparciais. A lei nos permite utilizar essa ferramenta para comprovar infrações ou irregularidades”, detalhou.
Atualmente, a PMT tem um contingente de cerca de cem agentes. Além disso, há 20 policiais municipais que fazem a segurança da Costanera de Ciudad del Este, às margens do Lago Acaray.
Policiamento em Ciudad del Este
Além da PMT, Ciudad del Este conta com a atuação de outras forças de segurança, como a Polícia Nacional do Paraguai, a Polícia Caminera e as corporações militares (Exército e Marinha).
A Polícia Nacional do Paraguai, especificamente, opera o Departamento de Segurança Turística, mais conhecido como Polícia Turística. A unidade está localizada na cabeceira paraguaia da Ponte da Amizade, pista de sentido Brasil.