Agentes da Polícia de Misiones resgataram 28 caturritas que eram mantidas em condições precárias por indivíduos que estavam às margens da Rodovia Nacional 12, município de Montecarlo, a 120 quilômetros da fronteira do Paraguai com o Brasil em Foz do Iguaçu. A intenção dos infratores era fazer a venda irregular dos animais silvestres.
A informação foi divulgada, nessa terça-feira (27), pelo Refúgio Güirá Oga na rede social Facebook. Após o resgate, as aves foram levadas à instituição localizada em Puerto Iguazú, especialista no atendimento de animais da fauna local.
“Os exemplares estavam confinados, mal nutridos e com pobre condição corporal. Além disso, a plumagem foi descolorida com produtos químicos para tentar fazê-los passar por outra espécie e conseguir maior valor de venda”, descreve a publicação do Güirá Oga, alertando que o uso de químicos pode provocar lesões e até mesmo a morte do animal.
“O tráfico de animais silvestres é um delito. O tráfico mata mais do que vende. Não sejamos cúmplices”, conclama a instituição, que recebe, todos os meses, dezenas de animais afetados por crimes como tentativas de comercialização de espécies nativas, cativeiro irregular e atropelamento nas estradas que dão acesso à região de fronteira.
[…] Polícia argentina resgata pássaros que seriam traficados na fronteira […]