Cem litros de agrotóxicos, em cinco volumes, foram apreendidos pela polícia em Foz do Iguaçu. Ação ocorreu durante patrulhamento da Polícia Federal (PF) e do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) nessa quarta-feira, 7.
LEIA TAMBÉM: PF fecha depósito clandestino com 24 toneladas de farinha argentina em Foz do Iguaçu
O inseticida era trazido do Paraguai, em travessia de caiaque pelo Rio Paraná, até um porto clandestino na margem brasileira. Com a aproximação das equipes, o condutor da embarcação pulou na água e fugiu pela mata ciliar.
O homem não foi localizado pelos policiais federais e de fronteira. A embarcação e os volumes de agrotóxicos foram encaminhados para a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu.
Agrotóxico
Autoridades sanitárias e de segurança enxergam a fronteira com preocupação na rota de entrada de agroquímicos ilegais no país. Os danos são econômicos, à saúde e ao meio ambiente.
Estudos indicam efeitos prejudiciais à saúde humana pelo uso desmedido de agrotóxicos. Entre algumas consequências estão convulsões, tosse, edema pulmonar, taquicardia, broncopneumonia e óbito.
Recentemente, o Ministério Público Federal pediu à Justiça condenação criminal e pagamento de R$ 3 milhões aplicados a integrantes de grupo que comercializava agrotóxico ilegal do Paraguai em território brasileiro. A iniciativa é no âmbito da Operação Terra Envenenada, que desbaratou grupo que atuava na fronteira brasileira e paraguaia.
Comentários estão fechados.