Documento prevê ações até 2026, com foco na diversificação dos atrativos para o público que visita a fronteira.
Sinônimo de turismo de compras na fronteira entre Brasil e Paraguai, Ciudad del Este quer diversificar as opções de atrativos para o público que atravessa a Ponte Internacional da Amizade. Pela primeira vez, a capital do Alto Paraná conta com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico, que prevê ações até o ano de 2026.
O documento, elaborado pela Diretoria de Turismo e História da prefeitura local, com o apoio da Secretaria Nacional de Turismo (Senatur), tem como objetivo estruturar a oferta turística e fazer com que cada vez mais viajantes paraguaios e estrangeiros conheçam aspectos como a cultura e a gastronomia da segunda maior cidade do Paraguai.
Outro foco é a potencialização do segmento de negócios e reuniões corporativas, com incentivo à utilização dos espaços já existentes, apoio à captação de eventos pelo Convention Bureau de Ciudad del Este e construção de um centro de congressos e convenções, equipado com estrutura de ponta.
Para o turista que viaja a lazer, a intenção é valorizar atrações como o Museu Mensú, que conta a história da cidade; o lago Yrendy, que tem área de vegetação nativa preservada; o Lago da República, que pode ganhar um espetáculo noturno de som e luzes; e o futuro ordenamento urbano dos bairros vizinhos ao Rio Paraná.
O plano também traz apostas como a criação de um sistema de parques e praças turísticas, o aproveitamento do turismo fluvial, a integração com os municípios vizinhos e a ênfase no caráter multicultural da cidade, por meio de experiências como desfrutar a gastronomia das dezenas de etnias que habitam a região.
“O trabalho elaborado pela diretoria aponta que Ciudad del Este possui recursos e produtos com grande potencial de crescimento e pode chegar a ser um destino muito mais competitivo, acompanhando o desenvolvimento turístico que seus vizinhos de fronteira já alcançaram”, escreve o jornal Última Hora, em reportagem sobre o tema.
Divulgação
Na última segunda-feira (23), a ministra paraguaia do Turismo, Sofia Montiel de Afara, esteve em Ciudad del Este para um balanço das ações de divulgação do turismo do país no âmbito interno e no mercado internacional. A apresentação foi no Hotel Casino Acaray, com a participação de representantes do empresariado local.
No Brasil, será divulgada a campanha “Paraguay solo para vos / Paraguai só pra você”, que busca posicionar e promover o país como destino turístico sustentável. O governo paraguaio pretende, ainda, participar das principais feiras de negócios para divulgar o país em polos emissores como América do Sul, América do Norte e Europa.
Comentários estão fechados.