A Polícia Federal (PF) prendeu dois homens e confiscou duas vans carregadas de cebola trazida da Argentina, na Ponte Internacional Tancredo Neves, entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú. A ação foi registrada nessa terça-feira, 5.
LEIA TAMBÉM: PRF tira de circulação R$ 9 milhões em cocaína que entrou pelo Paraguai
A fiscalização policial, de rotina, ocorreu nas proximidades da aduana. O objetivo era a repressão a “quadrilhas especializadas no contrabando de mercadorias argentinas”, expôs a PF, quando foram abordados os veículos com produtos in natura.
Cebola argentina
Na vistoria às vans, os policiais federais encontraram quase três toneladas de cebolas. O produto não continha nenhuma documentação ou certificação fitossanitária, sendo de origem do país vizinho.
Os motoristas foram presos em flagrante por contrabando. Eles foram levados para a Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu, para registro da ocorrência e demais procedimentos legais.
A norma brasileira exige certificado fitossanitário de órgão do país que vende o produto importado. Vale para toda importação de vegetais, independentemente da quantidade importada e se o item é destinado ou não à comercialização.
Esse regramento é aplicado a pessoas físicas e empresas, reforçou a Polícia Federal. “Desse modo, a ausência de tal documento torna proibida a internalização da mercadoria”, enfatizou a instituição federal atuante na fronteira.
Comentários estão fechados.