A Polícia Federal Argentina (PFA) desarticulou, nessa quarta-feira (9), uma quadrilha especializada no contrabando de produtos como pneus para máquinas agrícolas, caminhões e carros de passeio, adquiridos no Paraguai e introduzidos na Argentina por meio de pequenas embarcações que fazem a travessia clandestina do Rio Paraná.
De acordo com o boletim divulgado à imprensa, os principais pontos de passagem eram as cidades de Eldorado e Puerto Esperanza, ao sul de Puerto Iguazú. Os volumes, também compostos por autopeças, eletrônicos e utilidades domésticas, abasteciam o comércio das províncias de Misiones, Buenos Aires e Entre Ríos.
Pelo menos 13 pessoas foram detidas durante o procedimento, cujas investigações tiveram início há cerca de um ano, com ferramentas como escutas telefônicas, cruzamentos de dados e filmagens. Dois homens integrantes do esquema, cujos prejuízos aos cofres públicos argentinos ainda estão sendo calculados, estão foragidos.
A lista de itens apreendidos nessa quarta inclui 800 pneus de diferentes tipos, dinheiro em espécie, três armas de fogo, quatro carros particulares, um caminhão, documentos e celulares, que serão submetidos à perícia para a identificação de outros envolvidos.
Comentários estão fechados.